Foto do autor:

Machado de Assis

Machado de Assis, nascido Joaquim Maria Machado de Assis em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira. Filho de um pintor mulato e de uma lavadeira açoriana, cresceu em…

2
Obras
Rio de Janeiro
Nascimento
Brasil
Nacionalidade
1839 - 1908
Vida

Biografia

Machado de Assis, nascido Joaquim Maria Machado de Assis em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Filho de um pintor mulato e de uma lavadeira açoriana, cresceu em condições humildes e foi praticamente autodidata, aprendendo francês e outros idiomas por conta própria. Desde jovem, trabalhou como tipógrafo, revisor e funcionário público, desenvolvendo um olhar crítico e refinado sobre a sociedade de seu tempo.

Sua obra atravessa diferentes fases, desde o romantismo até o realismo, sendo marcada por ironia, sutileza psicológica e observações profundas sobre a natureza humana. Entre seus livros mais célebres estão Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) e Quincas Borba (1891), que exploram temas como a hipocrisia social, o poder, a memória e o autoengano. Também escreveu contos, crônicas e poesias, deixando um legado vasto e influente.

Fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis manteve-se ativo na vida literária até sua morte, em 29 de setembro de 1908. Mesmo enfrentando problemas de saúde e limitações visuais, continuou produzindo obras de impacto duradouro. Sua escrita segue sendo estudada e admirada no Brasil e no exterior, inspirando gerações de escritores e leitores.