Foto do autor:

Afonso Henriques de Lima Barreto

Afonso Henriques de Lima Barreto (1881–1922) foi um dos mais importantes escritores brasileiros do início do século XX. Nascido no Rio de Janeiro, destacou-se como romancista, contista, cronista e jornalista, sendo reconhecido por sua escrita crítica e engajada, que denunciava…

2
Obras
Rio de Janeiro (RJ)
Nascimento
Brasil
Nacionalidade
1881–1922
Vida

Biografia

Afonso Henriques de Lima Barreto (1881–1922) foi um dos mais importantes escritores brasileiros do início do século XX. Nascido no Rio de Janeiro, destacou-se como romancista, contista, cronista e jornalista, sendo reconhecido por sua escrita crítica e engajada, que denunciava as desigualdades sociais, o racismo estrutural e a hipocrisia das elites brasileiras. Sua trajetória pessoal, marcada por dificuldades financeiras e problemas de saúde, refletiu-se na sua literatura, que deu voz às camadas populares e marginalizadas da sociedade.

Entre suas principais obras estão Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909), romance de forte tom autobiográfico que critica o racismo e o funcionamento da imprensa, e Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915), considerado seu trabalho mais célebre, no qual apresenta uma sátira amarga ao nacionalismo ingênuo e às contradições políticas do Brasil da Primeira República. Lima Barreto também produziu contos, crônicas e textos jornalísticos que revelam seu olhar atento e crítico sobre a vida urbana.

Mesmo enfrentando preconceitos e sendo, em vida, pouco valorizado pelos círculos literários dominantes, Lima Barreto consolidou-se como uma das vozes mais originais da literatura brasileira. Após sua morte precoce, sua obra passou a ser redescoberta e reconhecida por sua profundidade social e literária. Hoje, ele é considerado um dos maiores cronistas das injustiças e contradições do Brasil, com escritos que permanecem atuais e relevantes.